sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PRIORIDADE DE P&D&I PARA A MINERAÇÃO


PRIORIDADE DE P&D&I PARA A MINERAÇÃO
Gildo de Araújo Sá C. de Albuquerque -
Rio de Janeiro / Outubro/2002 CT2002-044-00 Contribuição Técnica elaborada para apresentação no II Seminário de Política e Economia Mineral, Brasília, DF (15 a 17.10.2002).
http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2002-044-00.pdf

...... pag. 12
Ainda na primeira década do presente século, deverá estar totalmente abolida do planeta a arcaica concepção de competitividade baseada em mão-de-obra barata, porém, não qualificada e, portanto, de baixa produtividade.
Tal fato leva a um desdobramento bem interessante no caso específico de um projeto mínero-metalúrgico: quanto mais desqualificada for a mão-deobra local, tanto maior será a introdução no projeto de sofisticados sistemas eletrônicos de controle e robotização, substituindo o uso de profissionais pouco habilitados.

Dependendo da intensidade de aplicação dessa prática, a mínero-metalurgia poderá ser vista como um entrave estranho na comunidade, a exemplo do que ocorreu muitas vezes no passado, embora por motivo diferente, quando o objetivo colonial era fundamentalmente fornecer matéria-prima às metrópoles. ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário.