quinta-feira, 23 de abril de 2009

ESTADOS UNIDOS PRIORIZAM ÁGUA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA A VIDA!

.
ESTADOS UNIDOS PRIORIZAM ÁGUA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA A VIDA!

Paracatu entra no caminho certo aprovando a LEI DAS ÁGUAS.

Centenas de projetos de mineração foram suspensos nos Estados Unidos

Washington, EUA - 26/03/2009. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sua sigla em inglês) suspendeu centenas de projetos de mineração em terras montanhosas com o fim de realizar um novo estudo sobre seu impacto sobre o meio ambiente. A extração em terras altas de montanha tem sido amplamente criticada por colocar em risco as correntes de água no Vale dos Apalaches.

Durante a Administração de George W. Bush a Agência de Proteção Ambiental, especialmente os cientistas da agência, se negava a dar permissões para a exploração mineral em terras altas de montanha, argumentando que estas zonas são as nascentes de rios e existiam suficientes antecedentes que sustentam que a extração mineral em aquíferos montanhosos colocaram em perigo correntes de água na Virgínia do Oeste e Kentucky ao produzir milhares de toneladas de resíduos da mineração. Isto obrigou a Administração a que a EPA deixasse de supervisionar e aprovar as operações de extração em áreas de aquíferos montanhosos e se designou como encarregado o Corpo de Engenheiros do Exército americano.

Com a chegada da nova administração, o Presidente Obama colocou à frente da EPA Lisa Jackson, que pôs à disposição da Justiça diversos estudos sobre esta atividade. Os estudos invalidam de fato a decisão do tribunal federal de apelações do mês passado, que respaldava a autoridade do Corpo de Engenheiros do Exército para supervisionar as operações de extração mineral em terras altas montanhosas.

Os ambientalistas haviam obtido anteriormente decisões judiciais que afirmavam que o Corpo de Engenheiros do Exército violava a Lei de Água Pura. Em uma ação vinculada com a anterior, a EPA anunciou que também bloquearia todos projetos que haviam obtido a aprovação do mencionado Corpo. Isto poderia elevar a milhares as explorações minerais que terão que ser suspensas nesse país.

COMENTÁRIO DE Inti-Chuteh: Os EUA encontram-se submersos na pior crise econômica de sua história, apesar disso para eles não é desculpa a perda de emprego que representa o fechamento de todos os projetos de mineração; em vez disso, priorizam a água como elemento essencial para a vida.

Fontes:
AGENCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS EUA (E.P.A) http://www.epa.gov
Cadeia de rádio e televisão Democracy Now

-- 
Sergio Ulhoa Dani
Reserva do Acangaú, zona rural
Caixa postal 123
38.600-000 Paracatu MG
Brasil
srgdani@gmail.com
(+55 38) 9913-4457
(+55 38) 9966-7754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário.