sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exmos. Srs. Vereadores

Paracatu, 28 de abril de 2009

Exmos. Srs. Vereadores,

O vale do Machadinho é lindo. Ele abriga a vida. E a vida tem valor absoluto. Nada é mais importante do que a vida. E sem água não há vida, todos sabemos disso.

O Brasil é um dos poucos países que ainda permitem a destruição de nascentes de água pela construção de barragens de rejeitos de mineração. Mas não precisa ser assim, aqui em Paracatu. Nós temos o poder de proteger as riquezas do nosso município, o poder de proteger a vida. Isso é um poder quase divino.

Por isso, rogamos que protejam nossas águas. Que protejam as nascentes do Ribeirão Santa Rita. São Santas Águas, porque sem elas não há vida. São Águas Santas, porque chegam até a cidade por queda natural, sem precisar de energia, a não ser a força da gravidade, que nos é oferecida de graça pela natureza. São Santas Águas, porque são águas minerais de montanha, límpidas e cristalinas. As Santas Águas são uma benção que nos foi concedida, patrimônio natural a nós confiado. É nosso dever protegê-las.

Senhores Vereadores, a ciência é a arte do solúvel, aquilo que tem solução. Eu sou cientista e sei que há soluções técnicas para a nova barragem de rejeitos da mineradora RPM/Kinross. Sempre há soluções técnicas, e nenhuma empresa mineradora rica vai fechar por falta de soluções técnicas.

Se a ciência é a arte do solúvel, a política é a arte do possível. É possível para Vossas Excelências, eleitas pelo voto de confiança do povo, salvar as Santas Águas de Paracatu. Não percam esta oportunidade de fazer o bem para todos. Nossa vida é breve e frágil, a nossa obra é longa, e a ocasião é fugidia. Não as desperdicem.

Seus eleitores são seres humanos, são seres vivos. Se Vossas Excelências os honrarem, aprovando o projeto da Lei das Águas de Paracatu, Vossas Excelências serão recompensadas e passarão para a história de nossa terra como os protetores das nossas águas e da nossa vida. E as gerações atuais e futuras lhes serão eternamente gratas.

Pensem e sintam. Percebam e ajam com sabedoria. Protejam a nossa saúde e a nossa vida, aprovando a Lei das Águas de Paracatu. Essa é uma missão de confiança.

Atenciosamente,

Sergio Ulhoa Dani, *Dr.med., D.Sc.*
-- 
Sergio Ulhoa Dani
Reserva do Acangaú, zona rural
Caixa postal 123
38.600-000 Paracatu MG
Brasil
srgdani@gmail.com
(+55 38) 9913-4457
(+55 38) 9966-7754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário.