sábado, 9 de maio de 2009

*Alerta Gripe Suína*


*Alerta Gripe Suína*


Por Sergio Ulhoa Dani (*)

A recente epidemia de gripe suína em 23 países é causada por um novo vírus influenza tipo A (H1N1). Os países mais atingidos até o momento (8 de maio de 2009), em número de casos confirmados e mortes, são:
  • *. México* (1112 casos - 42 mortes),
  • *. Estados Unidos* (896 casos - 2 mortes*), *
  • *. Canadá* (214 casos - 1 mortes),
  • *. Espanha* (81 casos - 0 mortes) e
  • *. Reino Unido* (39 casos - 0 mortes).
*Como esse novo vírus H1N1 se espalha? *

Como outros virus de gripe, ele se espalha principalmente de pessoa para pessoa, através da tosse ou espirro de pessoas gripadas. Algumas vezes as pessoas podem ser infectadas após tocar algum objeto que contenha virus e levar a mão contaminada à boca ou nariz.

*Por quanto tempo uma pessoa contaminada pode espalhar o vírus para outras pessoas?*

Acredita-se que este virus tenha as mesmas propriedades de outros virus de gripe, em termos de contágio. Com a gripe comum, os estudos indicaram que as pessoas podem permanecer contagiosas do primeiro dia antes de apresentar sintomas até sete dias depois de terem ficado doentes. Crianças, especialmente as mais novas, podem permanecer contagiosas por períodos mais prolongados.

*Sintomas*

Os sintomas da gripe suína são os mesmos da gripe comum, mas podem ser mais graves e causar complicações mais sérias.

Os sintomas típicos são:
  • . febre repentina
  • . tosse repentina
Outros sintomas podem incluir:
  • . dor de cabeça,
  • . cansaço e indisposição,
  • . calafrios,
  • . dores musculares,
  • . dores nos membros e nas juntas,
  • . diarréia ou desconforto no estômago,
  • . dor de garganta,
  • . nariz escorrendo,
  • . espirros,
  • . perda do apetite.
Se a gripe tornar-se pandêmica (i.e., se ela espalhar-se para todo o mundo), potencialmente qualquer pessoa estará sob risco de contágio, porque poucas pessoas, se é que alguma pessoa, será imune (resistente) à gripe.

Se você tem qualquer um desses sintomas, mas uma pandemia não tiver sido anunciada, provavelmente você deve ter uma gripe comum ou sazonal.

*Gripe suína – Prevenção e tratamento*

Siga os passos a seguir para reduzir o risco de contrair a gripe e ajudar a interromper a propagação do vírus.

*Prevenção* – como evitar o contágio e a propagação do vírus:

  • . Cubra sua boca e nariz com um lenço de papel descartável sempre que você tossir, espirrar, ou assoar o nariz.
  • . Jogue fora o lenço rapidamente e com cuidado.
  • . Lave suas mãos regularmente com água e sabão.
  • . Limpe as superficies como maçanetas, teclados e controles remotos, frequentemente com um produto de limpeza normal.


*Preparação* – como se preparar para uma possível pandemia:**

. Sempre carregue lenços descartáveis – pegar os germes no lenço pode limitar a propagação do vírus.
. Mantenha-se informado sobre as últimas notícias e conselhos através do rádio, TV e internet.
. Confirme seus “amigos de gripe” – esses são amigos e vizinhos que podem ajudar você se você ficar doente; eles poderão trazer medicamentos e alimentos para você de forma que você não precise deixar a sua casa – isso vai ajudar a interromper a propagação do vírus.
. Tenha sempre um estoque de comida e outros suprimentos necessários e suficientes para duas semanas, para o caso de você e sua família adoecerem.

*Tratamento*

Pegar a gripe suína ou influenza A (H1N1), é como pegar uma gripe comum, então:
  • . Fique em casa descansando.
  • . Beba bastante líquido: água filtrada, soro caseiro, frutas ou suco de frutas, chá, sopa, canjas ou caldos, leite, etc.
  • . Tome medicamentos como ibuprofen ou paracetamol (de acordo com as instruções).
  • . Procure seu médico se você desenvolver complicações, como dificuldade de respirar, mas não vá ao posto de saúdo, clínica ou hospital pessoalmente, peça ao seu “amigo de gripe” para ir para você.
*Medicação*

Vacinas são usadas para ajudar a combater a gripe comum sazonal, mas uma vacina contra a gripe suína ainda vai levar tempo para ser criada.

Normalmente, o próprio organismo humano sadio se encarregará de produzir as defesas naturais (anticorpos) que destruirão o vírus e interromperão a doença. Daí a importância de se alimentar e descansar bem.

Entretanto, algumas pessoas debilitadas poderão necessitar de drogas antivirais, a critério médico.

As drogas antivirais agem impedindo a reprodução do vírus – para ser eficaz você deve tomar a droga dentro de 48 horas do início dos sintomas. Isso significa que a doença pode ser abreviada por um dia e o risco de complicações fica reduzido.

*Máscaras faciais*

Embora mascaras faciais tenham sido distribuídas no México, não há evidências que provem que usar uma máscara facial irá impedir que você pegue o vírus. Usar lenços quando estiver tossindo ou espirrando e lavar as mãos com água e sabão regularmente são medidas muito mais eficazes.

*Alerta especial gripe suína em Paracatu*

Paracatu recebe, regularmente, pessoas provenientes dos Estados Unidos e Canadá, países de alta incidência da gripe suína. Algumas dessas pessoas trabalham na mineradora transnacional canadense, RPM/Kinross, instalada na cidade.

Alertamos as autoridades do serviço de saúde pública e também a direção da RPM/Kinross para monitorar o estado de saúde do pessoal proveniente dos Estados Unidos e Canadá, e comunicar imediatamente qualquer suspeita de
gripe.

Solicitamos também à mineradora que paralise suas atividades geradoras de poeira tóxica contendo arsênio, se houver qualquer caso comprovado de gripe suína em Paracatu, e durante os meses de inverno. A razão desta medida é que está comprovado que a poeira de arsênio diminui a imunidade ou resistência natural das pessoas, o que aumenta o risco de contágio e propagação do vírus na cidade e região.

(*) Médico, doutor em medicina pela Escola Superior de Medicina de Hannover, Alemanha; doutor em patologia pela UFMG e livre-docente em genética pela USP.
--
Sergio Ulhoa Dani
Reserva do Acangaú, zona rural
Caixa postal 123
38.600-000 Paracatu MG
Brasil
srgdani@gmail.com
(+55 38) 9913-4457
(+55 38) 9966-7754

3 comentários:

  1. eu tinha muitas duvidas,mas c/essa materia
    estou mais aliviada,porem nao tranquila,pois nao quero q minha familia contraia essa doença....pra febre podemos usar analgesicos e para diarreia e vomito o que usar??????

    ResponderExcluir
  2. Sempre consulte um médico.
    Boa saúde !
    Serrano Neves

    ResponderExcluir
  3. O que pode se inferir como medida primordial é que ao menor sintoma de gripe, ao invés de ir às farmácias e drogarias se Automedicar, vá ao posto de saúde mais próximo de sua casa, ou, se for o caso, ao hospital mais próximo, pois muitas pessoas tentam se livrar da gripe tomando medicamentos sem prescrição médica, isto é, xaropes e antiinflamatórios e até antibióticos sem a menor preocupação de que isto pode e muito mascarar os sintomas da gripe suína e a pessoa pode vir a piorar depois e não dar chance de fazer um tratamento correto e acompanhado por um médico especialista, o que pode gerar mais e mais pessoas doentes. Então não vão às farmácias pedir opinião, que na maior parte das vezes não é do Farmacêutico, este sim que está apto a prestar informações sobre medicamentos e doenças, e sim um balconista que mal terminou o segundo grau e não sabe nada sobre sua saúde! vá ao médico e acabe com este pesar e sofrimento....

    ResponderExcluir

Aguardamos seu comentário.