domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mineração e decadência

Sergio U. Dani, de Heidelberg, Alemanha, em 20 de fevereiro de 2011.

O geólogo Marcio Santos escreve sobre os impactos irreversíveis da mineração de ouro em Paracatu no artigo intitulado "Mineração e decadência" (leia o artigo em:
http://professor-marciosantos.blogspot.com/2011/02/mineracao-e-decadencia.html).

A comparação das fotos que postou mostra o vermelho e o cinza em Gongo Soco e o acinzentado da arsenopirita em Paracatu. A mina de Paracatu é a maior mina de ouro do Brasil, a maior a céu aberto, a que tem o menor teor de ouro do mundo e a maior quantidade de arsênio, tudo isso no perímetro urbano de uma cidade de 100 mil habitantes a 200 km da capital federal, na bacia do principal tributário do Rio São Francisco. Estão liberando 1 milhão de toneladas de veneno que estava guardado na rocha há bilhões de anos, com o apoio de autoridades governamentais brasileiras e canadenses, afetando uma vasta população indefesa. A quantidade de veneno liberada seria suficiente para exterminar toda a humanidade. Por enquanto, está servindo para aumentar cronicamente o número de mortes por câncer, aborto espontâneo e outras doenças em Paracatu. O aumento da violência em Paracatu, conforme descrito pelo geólogo, pode não ser apenas fruto da injustiça sócio-econômica, pois comportamento violento também é descrito na literatura científica como um dos efeitos da intoxicação crônica por arsênio. Suspeita-se que já houve também casos de êxito letal por intoxicação aguda por arsênio, como o de um menino que se afogou em um dos tanques arsenicosos da mineradora transnacional Kinross Gold Corporation, e as milhares de aves e outros bichos que morrem na mina e nos seus arredores, todo ano. Para continuar seu projeto criminoso em Paracatu, a mineradora transnacional canadense chegou a eliminar uma comunidade Quilombola inteira para dar lugar a uma bacia de rejeitos tóxicos, inclusive assassinando dois membros da comunidade a tiros. Até agora estávamos falando em genocídio e decadência social.

Talvez devêssemos falar em geocídio e extinção em massa.

3 comentários:

  1. Mais uma vez estou decepicionado com essa tal
    empresa de Kinrros q está mais pra Kinada.Na tvp puderam ver o descaso com os visinhos.Mas a imprensa tem uma apresentadora que é esposa do supervisor JOAQUIM BIRRO,é o que impede uma reportagem mais verdadeira contra a Kinrros.OBRIGADO POR NOS DAR ESSE ESPAÇO PR EXPRESSAR A MINHA INSATISFAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mineração e decadência Sergio U. Dani, de Heidelb...":

    boa tarde!
    Eu,vi a pergunta porq Dr.Romualdo,tirou a lei das aguas.O Vereador SD.Vãnio,diz ter buscado um artigo na lei da constituinte dizendo ser ilegal,e .................. Dr.Romualdo,q vergonha,o senhor,já ganha do hospital,a tomocentro ganha da prefeitura,e agora o seu filho tambem é secretário de ação social.(A tem razão o povo precisa ficar contaminado se não o médico não gamha mais dindim.Aí a KINADA,AJUDA BANCAR SUA CAMPANHA,PORQUE O ARSENIO PRECISA CONTINUAR CONTAMINANDO O NOSSO POVO.Alguem precisa pedir uma audiência pública pra investigar o nepotismo da familia do DR.ROMUALDO,dentro da prefeitura.Eu, QUERO PARABENIZAR O DR.SERGIO DANI,PELO SEU CARATER DE CONDUZIR AS DENUNCIAS FEITAS CONTRA kinrroskinada.Eles continua dando almoço pros moradores do alto da colina,e até hoje não comprou seus terrenos,e nem resolveu o problema da comunidade.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO Q NOS CONCEDE,POR QUE AQUI NÃO TEM REPRESÁLIA E NEM PERSEGUIÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!
    Estou indignado com essa kinrros,meu amigo JMS,está com problema na coluna,e a kinada não dá o apoio digno a esse trabalhador.Fizeram o pisicológico dele pra não aposentar agora porq teria que arcar sozinho com tratamento e ficar recebendo micharia do inss.Aí quando ele tiver bem decadente e atrofiado a kinada,aposenta ele por invalidês pelo inss,com um salárinho baixo livrando de benefícios pra ele e família.A kinrros ainda tem coragem de chamar funcionário de familia na época do natal.Mais uma vêz obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir

Aguardamos seu comentário.