segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Kinross Gold Corporation prepara-se para desviar mais água do Santa Rita

Sergio U. Dani, de Berna, Suíça

A transnacional canadense Kinross Gold Corporation (TSE-K; NYSE-KGC; ‘Kinross Paracatu’) prepara-se para desviar o pouco que resta da água do Ribeirão Santa Rita, em Paracatu-MG, Brasil.

A mineradora está instalando uma nova estação de bombeamento da água na confluência do Córrego do Bandeirinha  com o Córrego Água Suja, dois dos tributários do Ribeirão Santa Rita (Foto 1). 



Foto 1 – A mineradora transnacional Kinross prepara-se para desviar o pouco que resta da água do Ribeirão Santa Rita, em Paracatu-MG, Brasil. Instalação de mais uma estação de bombeamento da água da mineradora, na confluência do Córrego do Bandeirinha  com o córrego Água Suja, dois tributários do Ribeirão Santa Rita.  



Foto 2 – Tubulões que a Kinross pretende usar para captar a água dos tributários do Ribeirão Santa Rita, em Paracatu-MG, Brasil.


As nascentes do Córrego Rico foram destruídas pela cava da mina de ouro da Kinross em ParacatuAs nascentes de dois tributários do Ribeirão Santa Rita, o Córrego do Eustáquio e o Córrego Santo Antônio foram entupidas com centenas de milhões de toneladas de lama tóxica do rejeito da mineração. Esse material tóxico está acumulado em duas gigantescas barragens de terra. 

Pressionada pela falta de água, o aumento dos seus custos de operação, a mineradora optou pela solução mais fácil e mais barata para ela:  desviar a água das nascentes para a mineração. Os danos ambientais e os prejuízos para a economia e a saúde das populações não são contabilizados pela Kinross. 

Saiba mais: 

Canadian Kinross Gold Corporation is seated in Toronto, Canada, listed in the Toronto and New York Stock Exchanges (NYSE:KGC; TSX:K). To explore the world’s lowest grade gold ore in Paracatu (0.4 g gold /ton ore), Kinross takes huge volumes of precious fresh water from the local population and farmers, leaving behind some billion tones toxic tailings, including some 1 million tones inorganic arsenic. To facilitate its business, Kinross makes 'facilitation payments' to government representatives in the countries were it operates.

Os últimos 5 anos da Kinross na bolsa de Toronto

Kinross Gold Corporation (TSE-K; NYSE-KGC) ("Kinross")
http://www.finanzen.net/chart/Kinross_Gold
(accessed in 14.Mar.2015)