sábado, 17 de janeiro de 2009

16 - RESERVA FLORESTAL

.
16 - Tranformação da Fazenda Garrincha , recentemente adquirida pela RPM - Kinross , em uma RPPN de propriedade da empresa. Assim legalmente protegida, esta área exercerá a função ambiental de reserva de uso sustentável, para proteção e complementação da Unidade de Conservação Estadual em processo de criação na APE da área de Proteção Especial de Paracatu. Esta ação seria importante para a proteção de uma importante recarga hídrica para abastecimento da cidade de Paracatu, e contribuir para a constituição do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Anta, do qual faz parte a Reserva do Acangaú, que foi objeto de investimentos da RPM-Kinross no periodo de 2003-2007. 

Na realidade, a RPM adquiriu a Fazenda Garrincha em toda sua extensão visando seu uso para preservação na forma de reserva legal devido a seu elevado valor ecológico. Sugerimos alternativamente o desenvolvimento de um projeto de parceria com o Movimento Verde (MOVER) e a Fundação Acangaú para recuperação ambiental da área da bacia do Córrego Espalha que é o maior contribuinte em vazão para o Corrego Rico. Este projeto envolveria  o Movimento Verde e a Fundação Acangaú para acompanhamento e monitoramento das atividades na seguinte sequência a) Diagnóstico sócio ambiental da área, b) Identificação dos proprietários e situação agrária das áreas e realização de contatos para explicar o objetivo do projeto, c) cadastramento dos agricultores, d) Avaliação hídrica do local para identificação do potencial de aumento de vazões na bacia, e) Construção de pequenas barraginhas para contenção de água conforme proposta já aplicada pela EMATER em outras áreas recuperadas em Minas Gerais, visando aumento do volume de água na cabeceira do córrego bem como enriquecimento da flora e fauna locais, f) Condução de plantio de mudas selecionadas de acordo com o objetivo do projeto, g) Educação ambiental dos pequenos agricultores e proprietários de terra para manutenção e sustentabilidade do projeto. 

A partir de fevereiro de 2009 

Nota - De toda forma a RPM estará preservando a Fazenda Garrincha na forma de reserva legal. Ou seja, a obrigação de preservação da RPM desta área já existe e aumentará pois intencionamos utilizá-la completamente para cumprir os 20% de todas as terras utilizadas pelo empreendimento da RPM.