sábado, 17 de janeiro de 2009

12 - CORREGO RICO

.
12 - Reavaliação do Projeto de Revitalização do Córrego Rico , com vistas a corrigir erros técnicos e de ordem legal que comprometem a recuperação deste importante curso dágua urbano e a saúde do ambiente da população. 

A RPM não entende que exista uma reavaliação a ser feita em relação ao projeto do Córrego Rico. O projeto foi desenvolvido por profissionais especialistas e capacitados (engenheiros civis, agrônomos, paisagistas, etc), os quais assinaram a responsabilidade técnica na forma da ART- CREA. Adicionalmente, o projeto seguiu todas as premissas e recomendações do CETEC (Centro Tecnológico de Minas Gerais) que avaliou a situação do leito do Córrego Rico em relação a seu assoreamento e contaminação com mercúrio proveniente do garimpo. Sugerimos uma reunião específica para debater o assunto. O projeto é uma compensação ambiental e foi devidamente aprovado pelo Ministério Público Estadual e agência ambiental.  

Não se aplicam prazos aqui
.

3 comentários:

  1. Não conhecemos os estudos feitos e encaminhamos para o Ministério Público e para a Kinross alguns documentos que relatam o perigo do mercúrio para a saúde humana, em suas formas orgânicas. Estamos agindo em nome do princípio da precaução vez que os efeitos do mercúrio no solo se dão a longo prazo. Os riscos devem ser avaliados antes do início das obras.
    Não existem indicadores de que a responsabilidade pela contaminação seja da Kinross, mas caso o mercúrio seja simplesmente "enterrado" em área de interação humana, a responsabilidade será do Ministério Público e atrairá a responsabilidade solidária da Kinross caso, tendo conhecimento do risco, simplesmente cumpra o TAC.
    Aguardamos a oportunidade de uma reunião para tratar do assunto.

    ResponderExcluir
  2. sou a favor da revitalizaçao do corrego rico

    ResponderExcluir
  3. vocês já pararam para enxergar que não uma simples porção de água que está em jogo mas sim milhares de vida que deppendem do corrego para sobreviver, já pararam para pensar que daqui não muito tempo água estará valendo quilos de ouro e já pararam para refletir que dinheiro não é tudo na vida. dinheiro pode comprar áqua mas não a faz ficar potável isso só a natureza conseque, já praram para pensar nisso tudo.

    ResponderExcluir

Aguardamos seu comentário.