Varjão de Minas e Paracatu, 20 de março de 2009
A melhor água do mundo
(ou como a RPM-Kinross deu com os burros n'água)
O pedido de licença de instalação de uma nova barragem de rejeitos da mineradora transnacional canadense RPM-Kinross no Vale do Machadinho deu com os burros n'água.
O Ministério público está cumprindo sua missão constitucional.
Ainda existem Juízes em Paracatu.
O pedido, que fazia parte da pauta da 20ª reunião do COPAM, ocorrida em Varjão de Minas nesta sexta-feira, foi cassado pela liminar de uma ação cautelar proposta pelo Promotor Mauro Ellovitch, do Ministério Público Estadual em Paracatu, à qual o Juiz Rodrigo Antunes Lages deu provimento.
Há um mês, o Procurador da República, Onésio Soares Amaral, do Ministério Público Federal em Patos de Minas, já havia feito recomendação para que o pedido da mineradora não fosse colocado em pauta enquanto não se resolvesse a questão quilombola no Vale do Machadinho. "O pedido não atendia às condições mínimas para ir à votação pelo COPAM, porque implicava em violação de direitos de propriedade, além de não vir acompanhado do plano de recuperação da área degradada pela mineradora", esclareceu o Promotor Ellovitch.
Vitória entra para a história de Paracatu
Os representantes do povo de Paracatu que se dirigiram em caravana ao Varjão para acompanhar a sessão do COPAM festejaram, surpreendidos com a vitória antecipada. "Antes de começar a partida, já ganhamos de um a zero" – comemorou Sergio Dani, médico, cientista e presidente da Fundação Acangaú e um dos líderes da campanha "Salve o Ribeirão Santa Rita, salve Paracatu". "Essa vitória vai entrar para a história de Paracatu", profetizou o médico e vereador Romualdo Ulhoa (PDT).
Além de Sergio Dani e Romualdo Ulhoa, integraram a caravana para defender a água de Paracatu o vice-prefeito, José Maria de Andrade (PMDB); Juraci Alves de Avelar e Nilza Souza da Silva, representando os vereadores Sílvio Magalhães (PFL) e Joãzinho Contador (PSDB), respectivamente; Marcos Tadeu Silva Gama, representando a comunidade do Machadinho; Irineu Pereira da Silva, líder da comunidade do Santa Rita; Uldicéia Riguetti, do Jornal O Lábaro; Valter Mendes Andrade Porto; Oswaldo Roque, líder do Bairro Amoreiras II; o ex-vereador Duguai de Andrade; Miguel Ferreira Albernaz e filha, e o cinegrafista e assessor de comunicação da prefeitura, Alessandro Silveira Carvalho, autor do documentário "Ouro de Sangue" (Paracatu, 2008), que denuncia os graves impactos sócio-ambientais da mineração de ouro em Paracatu.
Mineradora tenta impedir a festa e dá com os burros n'água
O acontecimento teve um lance espetacular. Convidados na véspera pela mineradora, um grupo de 21 produtores rurais da comunidade do Santa Rita embarcou num ônibus fretado pela RPM-Kinross com a promessa de que os levaria a Varjão de Minas para participar da votação do COPAM. Informado pela mineradora que a votação do pedido de licença estaria suspenso pela liminar federal, o motorista que conduzia os produtores do Santa Rita recebeu ordens para dar meia-volta, antes de chegar ao destino. Os produtores, liderados pelo presidente da comunidade, Edson Pereira da Silva, protestaram. Por telefonema de Sergio Dani, eles haviam sido informados da vitória e foram impedidos pela mineradora de festejá-la no Varjão.
"Isso é desrespeito, tirania e perversidade!" – dirigiu-se Dani, indignado, aos representantes da mineradora presentes no Varjão. "Vocês trouxeram o pessoal do Santa Rita como verdadeira bucha de canhão, enquanto lhes servia; agora que perderam a batalha, simplesmente querem dispensá-los, como se fossem seus empregados. Vocês não sabem o que é democracia, nem toleram ver a alegria estampada no rosto e no coração do povo de Paracatu!"
Travou-se então uma verdadeira batalha pela cidadania dentro do ônibus, vencida pelos produtores do Santa Rita, que rechaçaram os representantes da mineradora e fizeram o ônibus retomar seu itinerário rumo ao Varjão. No meio do caminho, encontraram o ônibus que conduzia as lideranças da campanha, já no seu caminho de volta, e seguiram juntos para a comemoração em Paracatu.
Na semana da água, a melhor água do mundo
A caravana foi recebida ao som de vivas e ao espocar de fogos de artifício para a comemoração histórica no Restaurante Frater, no centro de Paracatu. Serrano Neves, Cylene Gama, Gaspar Chaveiro e outros uniram-se ao grupo. Em clima de comunhão e consagração, o povo e seus representantes cantaram o "Brava Gente" e brindaram a vitória com a melhor água do mundo: a água da dignidade, da coragem e da cidadania. Ritinha e os espíritos dos antepassados comemoraram e beberam com eles.
----------------------
Da redação do Alerta Paracatu
Saiba mais:
Número do processo da ação cautelar, no Fórum de Paracatu, que cassou o pedido de licença da RPM-Kinross: 047009056027-2
PROCESSO: 047009056027-2 | 2ª VARA CÍVEL | ATIVO |
Requerente: | MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS | - JURÍDICA |
Requerido: | ESTADO DE MINAS GERAIS |
AUTOS DEVOLVIDOS COM DESPACHO | 19/03/2009 | |
AUTOS CONCLUSOS PARA DESPACHO | JUIZ(A) TITULAR 27284 | 19/03/2009 |
JUNTADA EFETIVADA DE | PETIÇÃO | 19/03/2009 |
JUNTADA EFETIVADA DE | PETIÇÃO | 19/03/2009 |
AUTOS DEVOLVIDOS COM DESPACHO | 18/03/2009 | |
AUTOS CONCLUSOS PARA DESPACHO | JUIZ(A) TITULAR 27284 | 18/03/2009 |
DISTRIBUIÇÃO POR SORTEIO | 18/03/2009 |
Consulta realizada em 25/03/2009 às 11:37:32
a melhor forma de se conseguir algo desse tipo de empresa nos dias atuais é tentar chegar nos investidores. a empresa é canadense, e imagino que o canadá deve ter padrões avançados de responsabilidade social e ambiental das empresas listadas nos mercados de capitais deles (bolsa de toronto?), se vcs conseguirem fazer a informação chegar até esses caras - talvez um blog (com o mesmo conteúdo deste aqui) em inglês facilmente localizável via google quando se busca "kinross gold" ou algo do tipo.
ResponderExcluirdá uma olhada nesse blog:
ResponderExcluirhttp://patagonia-under-siege.blogspot.com/
de repente juntar forças com outros em situação semelhante pelo mundo pode ser interessante
http://patagonia-under-siege.blogspot.com/search/label/Kinross%20Gold
ResponderExcluirkinross gold mine blasting:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=wgAwhs3IZAY
UUUUUUUUUUUUUhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!
ResponderExcluirSou eu de novo Hander...
É assim mesmo pessoal, vamos fazer com que esse povo saiba que aqui nessa cidade do interior de Minas Gerais tem gente de fibra, organizada e de moral!!!
Não vamos deixar que a hipocrisia e a falsidade dos que estão "de boa", somente sentados em cadeiras macias e escritórios de luxo em países como Canadá, tome conta da boa vontade em servir o próximo com simplicidade e gentileza do povo nobre e bravo de PARACATU.
Gente por favor, quem tiver um mapa que sinalize bem a comunidade Santa Rita e a RPM-Kinross por favor me mande por e-mail ou entre em contato comigo, pois fui convidado a fazer um projeto para ser apresentado no mês de maio na feira de tecnologia no Sesc Laces como estudante do técnico ambiental, e gostaria de montar uma maquete com o I.A. causado pela barragem de rejeitos da RPM no local.
ResponderExcluirObrigado,
Hander Junior, telefone: 038-36711505/4483.
Gente, vamos todos colaborar e mostrar nossa indignação com esse absurdo que estão querendo fazer com a nossa cidade! É um horror oq estao fazendo, esse poeira no ar, essas "bombas" q eles usam q chega a tremer as paredes de nossas casas, isso td é um absurdo conosco...
ResponderExcluir